Postais de Natal do Paião para Malaca

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dando continuidade ao intercâmbio entre o Clube Raízes – Viagens pela História e pelo Património e o Projecto Povos Cruzados – Futuros Possíveis, os alunos do Clube Raízes (Rafaela, Fátima, Tiago, Andreia, Margarida, José, Sérgio, Ana Rita, Tânia e Ivan) enviaram postais de Natal para os alunos luso-descendentes do Bairro Português de Malaca. Os postais foram escritos em Português e Inglês e, além das mensagens de Boas Festas, levaram também tradições natalícias da nossa região.

Algumas das tradições de Natal enviadas nos postais:

  • Nas vésperas de Natal., na Igreja do Paião, a Sociedade Filarmónica Paionense costuma apresentar um Concerto de Natal. É um concerto muito apreciado, a igreja costuma encher e predominam as músicas de Natal.
  • No Dia de Natal, no dia de Ano Novo e no Dia de Reis, mantém-se a tradição de, no final da missa, beijar o Menino Jesus.
  • Nas escolas é habitual fazerem-se Festas de Natal. Algumas destas festas também são feitas para os idosos.
  • É habitual, antes do Natal, recolher roupa e alimentos que são distribuídos por instituições ou por pessoas mais carenciadas.
  • Na Figueira da Foz, é habitual fazer um Teatro de Rua, “Auto dos Reis Magos”.
  • Antigamente, na noite de 24 para 25 de Dezembro, as crianças punham o sapatinho debaixo da chaminé, à espera que o Menino Jesus lhes trouxessem presentes. Actualmente, na maioria das casas, as pessoas trocam as prendas à volta da meia-noite. As crianças mais pequenas ficam ansiosas e acreditam que é o Pai Natal que lhes traz as prendas.
  • Na noite de Natal as famílias reúnem-se à volta da mesa. Na nossa região, geralmente, come-se bacalhau com batatas e couves. Há também muitas sobremesas típicas do Natal: bolo-rei, filhós, sonhos, rabanadas, broas com frutos secos, etc.
  • Na maior parte das casas há luzes, enfeites natalícios, faz-se a árvore de Natal e o presépio que, em muitos casos, ainda é feito com musgo e pequenas figuras de barro.   



Anúncios

Sobre clube11raizes

Clube de Divulgação e Defesa do Património
Esta entrada foi publicada em Actividades do Clube, Intercâmbio Portugal - Malaca, Intercâmbios, Património, Património Local. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s