Raízes e Corações… Foi bonito!

Abraço a Malaca

Como já noticiámos antes, no passado dia 17 de Maio, o Clube Raízes – Viagens pela História e pelo Património, promoveu uma recepção à Associação Cultural Coração em Malaca “Korsang di Melaka”, na qual foram referidos os objectivos do Clube, bem como divulgado o Projecto “Povos Cruzados – Futuros Possíveis”, desenvolvido no Bairro Português de Malaca pela bolseira do Instituto Camões, e membro da referida Associação, Dr.ª Cátia Bárbara Dias Candeias.

Nesta apresentação tivemos a honra de contar com a presença de muitos alunos, professores e diversos convidados ilustres, entre os quais o Patrono da nossa Escola, Dr. Pedrosa Veríssimo, Eng.º José Canas, da Empresa Canas, Electro-Montagens, S.A., que há vinte anos colabora com a escola, Padre Manuel da Silva, Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Lavos,   Sr. José Elísio, entre outros.

Muito nos honrou também a presença da Presidente da Associação Cultural Coração em Malaca, Luísa Timóteo, D. Florisa Candeias, membro fundador da Associação e do luso-descendente de Malaca, Sr. Manuel Bosco Lazaroo, mais conhecido na comunidade lusa da Malásia como “Papa Joe”.

Após a intervenção da professora Madalena Canas, fundadora do Clube Raízes, interveio a Presidente Luísa Timóteo, que explicou as motivações que a levaram, juntamente com outras pessoas, à criação de uma associação para promover a preservação da Língua Portuguesa, da cultura de raízes lusas, do folclore, das tradições, naquela cidade da Malásia.

De seguida foi feita uma maravilhosa apresentação pela Dr.ª Cátia Candeias acerca do trabalho que tem desenvolvido junto da comunidade luso-descendente de Malaca, bem como do muito que há a fazer no futuro, para que Portugal honre o grande amor que os luso-descendentes lhe têm, mesmo sem nunca o terem visitado.

Também usaram da palavra o Sr. Eng.º José Canas e o Dr. Pedrosa Veríssimo, que incentivaram os alunos ao estudo e à aprendizagem cultural, bem como deram os parabéns à escola pela realização desta actividade e pelo intercâmbio promovido com Malaca. Igualmente felicitaram a Associação Cultural Coração em Malaca e a Dr.ª Cátia, que também incentivaram a dar continuidade ao projecto que está a desenvolver. 

De seguida interveio o “Papa Joe”, no seu português de Malaca, dando conta do grande amor que têm a Portugal e mostrando a alegria que sentia em estar no país onde sente que tem as suas raízes.

A sessão terminou em grande animação com o Papa Joe a entoar fados de Coimbra e canções tradicionais portuguesas, acompanhado à viola. Os presentes colaboraram e ficaram bastante satisfeitos.

Para quem não teve a possibilidade de assistir a esta tarde tão bonita, aqui poderá ver parte do que lá se passou. De referir que, no corrente ano lectivo, continua a desenvolver-se o intercâmbio entre Malaca e a Escola do Paião.

Madalena Canas





(Filmagem efectuada pelo encarregado de educação da aluna Fátima Lopes, membro do Clube Raízes)
Anúncios

Sobre clube11raizes

Clube de Divulgação e Defesa do Património
Esta entrada foi publicada em Actividades do Clube, Intercâmbio Portugal - Malaca, Intercâmbios, Língua Portuguesa, Património, Património Mundial de Origem Portuguesa com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Raízes e Corações… Foi bonito!

  1. Maria Florisa F.D.Candeias diz:

    Reviver este encontro é emocionante!!
    Jamais vou esquecer,o carinho e alegria dos alunos da Escola do Paião,assim como toda a preparação para receber a Associação C.CoraÇão em Malaca.
    OBRIGADA a todos,parabens aluna Fátima Lopes,membro do Clube Raízes por ter um encarregado de educação atente,gostei muiiiiiiiiiiiito!!
    Para a professora Madalena Canas um abraço do tamanho do mundo.

    • clube11raizes diz:

      Olá, D. Florisa!
      Agradecemos as suas amáveis palavras e estaremos sempre disponíveis para desenvolver novas actividades e projectos, para divulgar a Língua e o Património Português, cá e pelo mundo fora, incluíndo Malaca!
      Felicitações e um abraço da professora Madalena e de todos os alunos do Clube Raízes

      Estamos a enviar esta mensagem, elaborada em conjunto, no nosso clube.

  2. luisa Timóteo diz:

    Em nome da Associação Cultural Coração em Malaca o nosso agradecimento ao “Clube Raízes” à professora Madalena Canas coordenadora do excelente trabalho em prol do património, não esquecendo a forma como fomos recebidos na Escola engalanada com cartazes escritos em Kristang (crioulo de origem portuguesa) que nos surpreendeu, bem como o auditório repleto de alunos, professores, pais e encarregados de educação, entidades autarquias, empresários, e o Patrono da Escola Dr. Pedrosa Veríssimo que muito nos honrou.
    Obrigada a todos

    Korsang di Melaka

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s