À PROCURA DE RAÍZES NO MUSEU MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ

Visita ao Museu Municipal Dr. Santos Rocha – Figueira da Foz

No dia 2 de Março, os alunos do Clube Raízes, acompanhados pela professora responsável pelo mesmo, fizeram uma visita ao Museu Municipal Dr. Santos Rocha, na Figueira da Foz.

A visita foi guiada pela Dr.ª Ana Paula Cardoso, que explicou de forma brilhante, apaixonada e paciente os vários espaços e peças especiais que integram as várias colecções do Museu, onde já trabalha há 20 anos.

A Dr.ª Ana Paula começou por explicar a história deste Museu, desde a sua fundação, em 1894, pelo Dr. António dos Santos Rocha, um advogado apaixonado pela investigação arqueológica, que também foi Presidente da Câmara Municipal. Falou também da sua localização inicial, antes de ser construído o edifício que agora alberga o Museu e a Biblioteca Municipal da Figueira da Foz e que data de 1975.

Com curiosidade questionámos, ficámos a conhecer alguns procedimentos e cuidados a ter com as peças expostas, por exemplo quando ficam com sinais de sal, com pragas que atacam as peças em madeira, quando as moedas ficam com sinais de deterioração, etc. Pudemos perceber que o restauro é uma medida que só se decide peça a peça, pois nem sempre será boa solução restaurar.

Visitámos as várias salas do museu, sempre acompanhados das explicações da Dr.ª Ana Paula, compreendemos que este Museu apresenta uma grande variedade de peças e colecções e que é um óptimo recurso para a aprendizagem da História, já que permite o contacto com peças reais e presentes, tornando a história mais viva e fácil de compreender.

Passámos pela exposição comemorativa dos 100 anos da República Portuguesa, onde pudemos encontrar alguns nomes de republicanos paionenses, pela exposição de arte sacra, onde apreciámos diversas esculturas, em pedra e em madeira, e observámos o bonito relógio, em azulejo, do Mosteiro de Seiça.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deliciámo-nos com a enorme tapeçaria, para a exposição da qual foi necessário ter em conta o espaço, aquando da construção do Museu, bem como com a sua própria história. O mesmo se pode dizer da observação do coche, que deliciou os alunos, da liteira, da sala de numismática, da sala de arte indo-portuguesa, com mobiliário oriental com excelentes desenhos, torneados e incrustações, tecidos e algumas esculturas. Passámos pela sala de arte africana, pela exposição de armamento da 1.ª Guerra Mundial, pela sala de exposições temporárias, que neste momento apresenta uma interessante exposição de Pesos e Medidas, bem como uma pequena reconstituição de uma sala de aula anterior ao 25 de Abril de 1974.

De seguida passámos à sala da pré-história, com uma imensa colecção de objectos, muitos deles do Concelho da Figueira da Foz, peças fenícias, cartaginesas, romanas, sobretudo provenientes de Santa Olaia, que terá sido um importante local de comércio, permitido pela navegabilidade do Mondego nesses tempos remotos do nosso passado histórico.

Quadrante horário do relógio do Mosteiro de Santa Maria de Seiça

Por fim a Dr.ª Ana Paula Cardoso presenteou-nos com a visita aos depósitos, não visitados por visitantes comuns, o que muito nos honrou, e que acolhem uma imensidão de peças, quase todas gentilmente oferecidas e que aguardam a possibilidade de serem expostas. Mostrou-nos peças muito interessantes, raras e antigas e explicou-nos como se faz a catalogação de cada uma delas, bem como a sua guarda em condições ideais de temperatura e humidade, de modo a preservá-las o melhor possível. Percebemos que é um trabalho demorado, difícil mas apaixonante, para quem se interessa pelas suas raízes, identidade e história, bem como pela da sua terra e do seu país.

Agradecemos ao Museu Municipal da Figueira da Foz, em especial à Dr.ª Ana Paula Cardoso, que nos proporcionou esta visita tão interessante e da qual todos vieram satisfeitos e a saber mais. Agradecemos também a disponibilidade demonstrada para futuras colaborações com a nossa escola.

Faça como nós, quando puder, visite o Museu Municipal Dr. Santos Rocha da Figueira da Foz, e verá que sai de lá muito mais enriquecido.

Anúncios

Sobre clube11raizes

Clube de Divulgação e Defesa do Património
Esta entrada foi publicada em Actividades do Clube, Património, Património Local, Património Nacional com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a À PROCURA DE RAÍZES NO MUSEU MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ

  1. tiago diz:

    adorei a visita, temos de repetir 😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s