Caminhando, Matematicando à descoberta do Património Histórico

Caminhada a Seiça

Guião da actividade

No dia 6 de Abril, numa organização da disciplina de Matemática do 3.º Ciclo, em colaboração com o Clube Raízes – Viagens pela História e pelo Património, realizou-se uma actividade que pretendeu pôr os alunos a caminhar, a descobrir o património histórico local e a desenvolver actividades de Matemática “Caminhando, Matematicando à descoberta do Património Histórico”.

Esta ligação da Matemática com a História e o Património Local, privilegiando também o contacto com a natureza, decorreu bastante bem e com muito agrado por parte de todos os intervenientes.

O Sr. Padre Manuel da Silva explica curiosidades da Capela de Seiça

Alunos e professores tiveram a oportunidade de ouvir as explicações do Sr. Padre Manuel da Silva, que gentilmente acedeu ao convite de estar presente e de abrir a Capela de Nossa Senhora de Seiça.

De seguida os alunos responderam a várias questões e problemas de Matemática, criados a partir do Património visitado e sua envolvência, o que exigiu uma observação atenta e a colaboração dos vários elementos dos grupos formados.

A subida, com o Mosteiro ao fundo

Depois de umas guloseimas iniciou-se o regresso, a pé, o que permitiu aos participantes constatar o deplorável estado em que se encontra o Mosteiro de Santa Maria de Seiça e conhecer algumas curiosidades sobre o património construído no percurso de Seiça ao Paião, como é o caso das Alminhas e Capela de Nosso Senhor dos Aflitos, do Casal Novo, Alambique (onde até há cerca de vinte anos se fazia a aguardente), casinhas tradicionais de início do século XX e Capela de S. Bento, no Copeiro.

De regresso ao Paião e à escola, todos estavam cansados mas satisfeitos com a aventura em que tiveram a oportunidade de participar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Sobre clube11raizes

Clube de Divulgação e Defesa do Património
Esta entrada foi publicada em Actividades do Clube, Notícias, Património, Património Local com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s