Orlando Cardoso na Escola do Paião

Aventuras da Literatura no Estado Novo

Orlando Cardoso, professor de História e escritor, natural do Concelho de Leiria e com raízes familiares no Paião, proferiu, na Escola E.B. 2, 3 Dr. Pedrosa Veríssimo, uma interessante palestra, dirigida a professores das várias áreas do ensino, sobre a literatura no Estado Novo, a que chamou “Aventuras da Literatura no Estado Novo”.

Após os agradecimentos apresentados pela Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, seguiu-se a apresentação do autor e da sua obra pela professora Maria Manuel Rodrigues. Orlando Cardoso deu então início à palestra, começando por fazer um resumo da história de Portugal desde os fins do século XIX à revolução de Abril de 1974, enquadrando a criação literária nesse tempo, realçando autores e obras publicadas e referindo a importância de determinados acontecimentos nacionais e estrangeiros nessa criação.

Mostrou, através de múltiplos exemplos, que apesar da censura, muitas foram as obras, quer de prosa, quer de poesia, que criticaram o sistema vigente e que, por isso, foram proibidas. Muitas delas, apesar disso, conseguiram escapar às “malhas da censura” do Estado Novo, porque foram divulgadas entre círculos de amigos.

Orlando Cardoso, num tom informal, conversou com os professores sobre os assuntos apresentados e respondeu a questões que lhe foram colocadas, deu a ler poesias da época, expressivamente lidas para todos pela professora Maria Manuel, e concluiu que não há uma mas várias literaturas no Estado Novo, realçando ainda que muitos conseguiram ultrapassar com uma certa graça e um certo humor os obstáculos que o regime ditador do Estado Novo colocou à criação literária.

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas agradeceu ao professor Orlando Cardoso a amabilidade que teve em vir à nossa escola,  a todos os que colaboraram para que esta palestra fosse possível e a todos os professores participantes.

 

 

 Dados biográficos e obra de Orlando Cardoso

– Orlando Cardoso é natural de Souto da Carpalhosa, concelho de Leiria. Tem raízes familiares na Telhada, freguesia do Paião.

– É professor de História no Colégio João de Barros, em Meirinhas.

– Fez alguma investigação histórica, tendo colaborado na revista “História” durante muitos anos. Nesse campo publicou os livros “João de Barros – Um cortesão em terras de Litém” e “Macau e o Oriente no espólio de Lara Reis”, resultante de uma investigação que fez para o Instituto Cultural de Macau, instituição de que foi bolseiro.

– Dirigiu durante alguns anos os semanários “Jornal de Leiria” e “Correio de Pombal”. Actualmente é Director Editorial do “Jornal de Leiria” e integra o Conselho Editorial da revista “Desafios”, publicada pelo NERLEI, Associação Empresarial de Leiria.

– Elaborou e colaborou na organização dos roteiros culturais “Leiria – Da fábrica do papel à tipografia”, “Leiria Queirosiana” e “Roteiro Pombalino de Pombal

– Publicou os livros de poesia “Tempo Lírico”, “Trinta Dias em Maio” e “As uvas de Labéria Galla”. Em ficção escreveu os livros de contos “Fora das Margens”, “O espanto da Lua”, “Xeque-Mate” e a novela “Catarina e as maçãs”. Publicou dois livros de viagens: “Leiria” e “Terras de Pinhal e Mar”. É autor dos álbuns ilustrados “Zarah, a moura encantada de Leiria” (2 volumes), estando em preparação o 3.º volume.

– Tem textos seus, de prosa e de poesia, integrados em diversas antologias literárias.

– Recebeu os prémios literários “José Carlos Ary dos Santos – Grândola”, “Comemoração dos 600 anos dos Bombeiros Portugueses” e “Literatura da Alta Estremadura”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

Sobre clube11raizes

Clube de Divulgação e Defesa do Património
Esta entrada foi publicada em Língua Portuguesa, Mais recente, Notícias com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s