De Portugal a Malaca: S. João e S. Pedro

Raízes que é preciso preservar

Foto Jothi Nagei - Malaca

Mais uma prova das raízes portuguesas, partilhadas pelos luso-descendentes do Bairro Português de Malaca, é a comemoração das festas aos Santos Populares, S. João e S. Pedro.

No presente ano, em simultâneo, decorrem as festas a esses santos populares em Malaca e, na Feira de S. Pedro, em Torres Vedras, está presente um stand, inciativa da Associação Cultural Coração em Malaca “Korsang di Melaka”, com a qual o Clube Raízes tem colaborado, e que pretende mostrar, divulgar e alertar para a necessidade urgente de apoiar a permanência da língua e da cultura portuguesa junto dos “Portugueses de Malaca”.

Foto Cátia Candeias -Torres Vedras

Cátia Bárbara Candeias, da referida Associação e bolseira do Instituto Camões, e que trabalhou no “Portuguese Settlement” até há bem pouco tempo, mostra o trabalho realizado em Malaca e o muito que importa fazer para que aquele bairro de portugueses continue a preservar a sua identidade, ligada às históricas ligações com Portugal.

De referir que a presença portuguesa em Malaca comemora este ano 500 anos, facto deveras importante para aquela comunidade, que se sente portuguesa, e onde é fácil encontrar nomes como Pereira, Félix, Santa Maria, Lázaro, Silva, etc.

 

Fonte de S. João – Paião

Também nós, no concelho da Figueira da Foz, comemoramos, além do Santo António, o S. João e o S. Pedro. Aqui mesmo, no Paião, temos uma fonte dedicada a S. João, como podemos ver na imagem, e onde os alunos do Clube Raízes, no ano lectivo anterior, se deslocaram.

 Se puder vá a Torres Vedras, de 23 de Junho a 3 de Julho, onde decorre a Feira de S. Pedro, e passe pelo stand da Associação Cultural “Korsang di Melaka”. Para saber mais clique aqui.

Anúncios

Sobre clube11raizes

Clube de Divulgação e Defesa do Património
Esta entrada foi publicada em Actividades do Clube, Intercâmbio Portugal - Malaca, Intercâmbios, Língua Portuguesa, Mais recente, Notícias, Património, Património Mundial de Origem Portuguesa com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a De Portugal a Malaca: S. João e S. Pedro

  1. Maria Florisa F.D.Candeias diz:

    Obrigada Clube Raízes.
    Que linda Fonte de S.João o Paião tem!! e os alunos estão muito bem e alegres,quando for a Paião também junto á Fonte vou tirar fotos.
    Obrigada Dra. Madalena Canas pela divulgação do Stand da Associação de Malaca na Feira de São Pedro.Bem haja.

  2. Velhos tempos, velhos tempos,….! Já tenho saudades!
    É bom saber que as raízes ainda perduram…!
    Rafaela

    • Olá, Rafaela. Vais continuar a encontrar aqui sempre novos artigos, que espero sejam do teu agrado. Conto contigo para alguns deles. Aguarda. Vou enviar-te um e-mail. Beijinhos. Também já tenho saudades,
      Madalena Canas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s