Mais uma ano… Em jeito de balanço.

Clube Raízes… Continuaremos a dar notícias… Mesmo nas férias!

Ao chegar ao fim de mais um ano lectivo, o nosso 2.º ano de existência, impõe-se fazer algum balanço. Neste ano continuámos intercâmbios iniciados no ano anterior, nomeadamente com o Portuguese Settlement de Malaca, e rumámos a novos desafios. Um deles foi a criação e dinamização do nosso blogue, que tem servido de motor à divulgação do património e de actividades desenvolvidas por nós e pela escola, em geral. Tentámos também apoiar os alunos na pesquisa de informação e no estudo, nomeadamente da disciplina de História e Geografia de Portugal e de História e divulgámos notícias de interesse sobre História e Património.

Continuámos a divulgar notícias de Malaca, entrevistámos Luisa Timóteo, presidente da Associação “Korsang di Melaka” e, com a ajuda da Dr.ª Cátia Bárbara Candeias, também o luso-descendente Manuel Lazaroo “Papa Joe”, que nos convidou a ir àquela cidade de raízes portuguesas, que este ano comemora os 500 anos da chegada de Afonso de Albuquerque àquelas paragens. Tivemos a colaboração da Dr.ª Cristiana Casimiro, leitora de Português do Instituto Camões, a trabalhar na Universidade de Kuala Lumpur, na Malásia, que nos enviou um texto relativo a uma visita de estudo a Malaca, levada a cabo por professores e alunos que estudam a língua portuguesa naquela universidade. Visitámos o Museu Municipal Dr. Santos Rocha da Figueira da Foz, onde fomos guiados pelas explicações da Dr.ª Ana Paula Cardoso.

Recentemente colaborámos com a área disciplinar de Matemática na actividade “Caminhando, matematicando, à descoberta do Património Histórico”, que nos levou até à capela e mosteiro de Seiça.

Procurámos saber mais sobre a Revolução de 25 de Abril de 1974 e sobre profissões de antigamente, da nossa região, e que hoje se encontram quase desaparecidas.

Alguns dos nossos colaboradores vão voar para outros espaços, pois estão a chegar ao fim do 3.º ciclo. Vamos ter saudades da sua simpatia, interesse e disponibilidade. Continuamos a contar com a sua colaboração do lado de lá.

A eles e a todos os que connosco colaboraram ao longo deste ano lectivo, os nossos sinceros agradecimentos e esperamos continuar a contar convosco no próximo ano.

A professora,                                                     Madalena Canas

Anúncios

Sobre clube11raizes

Clube de Divulgação e Defesa do Património
Esta entrada foi publicada em Actividades do Clube, Intercâmbio Portugal - Malaca, Intercâmbios, Mais recente, Notícias, Património, Património Local com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Mais uma ano… Em jeito de balanço.

  1. luisa Timóteo diz:

    Gostei de os ver nas fotos e de ler as comunicações. Parabéns pelo trabalho realizado. Estamos daqui prontas a colaborar e dar noticias.
    Com o vosso apoio a causa de Malaca fica fortalecida. Creio que um dia vai chegar e vão mesmo visitar os Portugueses de Malaca onde o Clube Raízes já faz parte da comunidade do Bairro Português.
    Um abraço amigo da Korsang di Melaka
    OBRIGADA
    Luisa Timóteo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s