Roubo de Património

Como tem divulgado a comunicação social nos últimos dias, desapareceu da Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, o  Códice Calixtino, livro do século XII (talvez 1135) de valor incalculável, e que é um guia destinado aos peregrinos.

Embora não haja certezas, apenas que é do século XII, terá sido um peregrino francês, o padre Aymeric Picaud, natural da localidade de Poiton – Parthenay-le-Vieux, provavelmente com o apoio da Ordem de Cluny, que o escreveu. Este padre, escreveu cinco volumes sobre a vida de Santiago acrescentando ao texto comentários sobre a sua peregrinação efectuada a cavalo em 1123. Estas crónicas eram intituladas “Liber Sancti Jacobi”, mas por serem dedicadas ao Papa Calixto II, passaram a denominar-se de “Códice Calixtino”.

Enquanto houver receptores para património roubado, não terminarão os desaparecimentos, assaltos a igrejas, museus, etc., levando à perda, sabe-se lá até quando, de obras artísticas e culturais de importância fundamental para a história e cultura dos povos. Importa também cuidar da preservação e guarda do património de modo a que esteja inventariado, catalogado, fotografado, tornando mais fácil a sua identificação, em caso de vir a ser roubado e posteriormente encontrado.

Queiramos que quem fez desaparecer mais esta obra histórica tenha a consciência do valor da mesma e a cuide, evitando a sua deterioração ou mesmo a sua perda para a humanidade.

Para ler a notícia clique aqui.

Anúncios

Sobre clube11raizes

Clube de Divulgação e Defesa do Património
Esta entrada foi publicada em Mais recente, Notícias, Património com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s