Malaca em documentário de Pedro Palma – RTP2

Malaca e a sua História

“No aniversário da conquista de Malaca pelos portugueses, há exatos 500 anos, a RTP2 estreia um documentário que cumpre duas funções: o levantamento da história da relação entre Portugal e a Malásia, que começou no século XVI, e o que é, hoje, a cidade de Malaca. Com realização de Pedro Palma e produção de Blackmaria, MALACA é um documentário emocionante que conta um dos episódios da épica ultramarina portuguesa.” (tv1.rtp.pt)

Desde o dia 22 de Agosto e até ao próximo dia 28, domingo, encontra-se em exibição na RTP2, cerca das 19:20 horas, uma série de documentários, em vários episódios, sobre o Bairro Português de Malaca, de quem temos falado diversas vezes e com quem temos mantido um intercâmbio de informações e de divulgação da língua e dos aspectos culturais que nos ligam àqueles portugueses do Oriente, que descendem dos portugueses do século XVI, desde a conquista de Malaca por Afonso de Albuquerque e dos casamentos entre eles e mulheres da Malásia. Este núcleo de origem portuguesa continua a tudo fazer para manter a língua portuguesa, antiga, e para preservar a sua ligação a Portugal, cantando e dançando músicas e danças do folclore nacional e do fado. Sentem-se portugueses e sentem saudades de Portugal, um país que a maior parte nunca teve a oportunidade de visitar.

Comemoram-se este ano os 500 anos da conquista de Malaca pelos portugueses, facto que a a Associação Cultural Coração em Malaca tem feito por lembrar. É pena que esta comunidade portuguesa da Malásia não seja devidamente apoiada por quem deveria ter a responsabilidade de o fazer, ajudando à preservação e a divulgação da língua e da cultura portuguesa pelo mundo.

Parabéns ao realizador Pedro Palma pelo documentário  que, com certeza, servirá para dar visibilidade aos portugueses de Malaca e para acordar algumas consciências adormecidas, ou que desconhecem o valor da nossa história.

Se puder assista aos vários episódios desta série sobre Malaca, que culminará no domingo, dia 28 de Agosto, com um documentário maior, que é o resultado de seis anos de trabalho deste realizador.

Veja aqui o trailer oficial – Malaca 1511. http://vimeo.com/28083626

 

Anúncios

Sobre clube11raizes

Clube de Divulgação e Defesa do Património
Esta entrada foi publicada em Intercâmbio Portugal - Malaca, Intercâmbios, Língua Portuguesa, Mais recente, Notícias, Património, Património Mundial de Origem Portuguesa com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s