Jornadas Europeias do Património 2011 – Património e Paisagem Urbana – 23, 24 e 25 de Setembro

Jornadas Europeias do Património 2011 – 23, 24 e 25 de Setembro de 2011

Irão decorrer em vários locais do país as Jornadas Europeias do Património, subordinadas ao tema “Património e Paisagem Urbana”. As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Cada país elabora, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível gratuitamente ao público.  Cabe ao IGESPAR a coordenação da programação anual das Jornadas Europeias do Património em Portugal e definição do tema anual; para isso convida as entidades públicas e privadas a associarem-se à iniciativa através da organização de atividades dirigidas ao público e relacionadas com o tema que é anualmente definido. O IGESPAR, depois de rececionadas as propostas de atividades procede à divulgação de um programa geral, a nível nacional. Pretende-se com esta iniciativa sensibilizar os cidadãos para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem nas cidades, vilas e aglomerados urbanos, entendida no seu sentido mais amplo, promovendo a aproximação das pessoas ao património. O património e a paisagem urbana são indissociáveis, a partir do momento em que a ideia de paisagem urbana é abrangente e reflete todos os valores sociais, naturais, culturais, urbanísticos, arquitetónicos e arqueológicos que aí se encontram. O património e a paisagem urbana, nas suas múltiplas manifestações, documentando a história e o desenvolvimento da sociedade, contribuem, decisivamente, para a diferenciação de identidades. As cidades, vilas e aglomerados urbanos são recursos únicos que têm de ser protegidos e valorizados, apesar dos problemas que lhes são inerentes por serem organismos em constante transformação, como a desertificação dos centros históricos e tradicionais e a tendência para a sua descaracterização. A diversidade de temas e atividades que são propostos permitem que se associem às Jornadas pessoas de todas as idades e interesses. 

Na Figueira da Foz decorrerão as seguintes atividades: Nos dias 23, 24 e 25 de setembro – visita guiada ao Farol do Cabo Mondego; No Salão Nobre dos Paços do Concelho – 23 de Setembro – 21h00 – Cinematografia do cineasta amador figueirense Manuel Santos projectada no exterior do edifício. Concerto com os músicos do Conservatório de Música Maestro David de Sousa; Pelourinho – 24 de Setembro 18h30 – Descerramento de uma placa informativa junto do Pelourinho com momento musical pelo Conservatório de Música Maestro David de Sousa.

Aproveite esta iniciativa para conheçer melhor o património urbano nacional e para valorizar a sua cultura e identidade.

Para saber contactos e o programa completo clique no link:

http://www.igespar.pt/pt/news/9/2089/

Anúncios

Sobre clube11raizes

Clube de Divulgação e Defesa do Património
Esta entrada foi publicada em Mais recente, Notícias, Património, Património Local, Património Nacional com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s