Guimarães – Capital europeia da cultura
A Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa da União Europeia, que tem por objectivo valorizar a riqueza, diversidade e características comuns das culturas europeias, visando o desenvolvimento cultural, social e económico sustentável das cidades e comunidades acolhedoras do evento e um maior conhecimento mútuo e aproximação dos cidadãos europeus. A iniciativa foi lançada em Atenas, com a resolução dos Ministros responsáveis pelos Assuntos Culturais, a 13 de Junho de 1985, então sob a designação Cidade Europeia da Cultura, que perdurou até 1999.
No actual modelo é atribuído, em cada ano, pelo Conselho de Ministros da União Europeia, e após candidatura dos Estados interessados, o título de Capital Europeia da Cultura a duas (excepcionalmente três) cidades europeias. São elegíveis cidades de Estado-membro da União Europeia ou cidades de países terceiros europeus que reconhecidamente respeitem “os princípios da democracia, do pluralismo e do estado de direito”, sendo norma a alternância entre países membros e outros países.
Cada uma das cidades designadas organiza um programa de manifestações que demonstre e valorize a identidade e património cultural próprio, bem como o seu papel no contexto cultural europeu, ao estabelecer relações de cooperação duradouras com agentes e instituições de outros países europeus.
O título de Capital Europeia da Cultura já abrangeu, desde 1985, aproximadamente 40 cidades europeias e será, em 2012, ostentado por Guimarães (Portugal) e Maribor (Eslovénia). Anteriormente já tinham sido contempladas Lisboa, em 1994 e o Porto, em 2001.
Fonte: guimaraes2012.pt