Clube Raízes constrói e expõe casas típicas portuguesas

O Clube Raízes – Viagens pela História e pelo Património, depois de alguma investigação, e reutilizando materiais, construiu e expôs casas típicas de várias regiões de Portugal, incluíndo os arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Casas de xisto, de granito, palheiros de madeira, casas alentejanas, algarvias, a casa típica de Santana, na Ilha da Madeira, etc.

Após alguns meses de trabalho as casas construídas foram expostas, acompanhadas de diversos cartazes elaborados pelos alunos, e que estiveram em concurso.

Igualmente foram expostas fotografias de casas tradicionais da região em que a nossa escola se insere, construídas na primeira metade do século XX.

Esta atividade permitiu aos doze alunos do Clube conhecer melhor e divulgar mais esta parte do património português.

Casinhas também foram ao Jardim de Infância de Santa Luzia – Lavos

Depois de expostas na Escola Dr. Pedrosa Veríssimo – Paião, as casas foram também expostas no Jardim de Infância de Santa Luzia – Lavos, onde a responsável do Clube Raízes se deslocou, no desenvolvimento de uma atividade de partilha e colaboração com a Educadora Alexandra Cardoso e em que as 25 crianças que frequentam a referida instituição puderam fazer perguntas e ouvir algumas curiosidades sobre as casas e a sua construção.

No final aos meninos deste Jardim de Infância foi oferecida uma casinha, com a proposta de imaginarem os seus habitantes e de construirem uma história a partir dela.

Agradecemos à Sara Caeiro a ajuda que nos prestou, quer na montagem da exposição, quer no transporte das casas para o JI de Santa Luzia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

Sobre clube11raizes

Clube de Divulgação e Defesa do Património
Esta entrada foi publicada em Actividades do Clube, Mais recente, Património, Património Nacional com as etiquetas , , . ligação permanente.

5 respostas a Clube Raízes constrói e expõe casas típicas portuguesas

  1. Maria Florisa F.D.Candeias diz:

    Até eu gostava de cuidar de uma casinha assim!! os meninos devem estar muito contentes com este trabalho exposto no Clube Raizes da Escola Dr.Pedrosa Veríssimo de Paião.Um exemplo que outras escolas devem seguir.Abracinhos para todos,isa de Torres Vedras.

  2. gosto muito das casas e pelo trabalho que vocês tiveram, está muito giro.””””””””””””””””””””””””’

  3. gosto muito das vossas casas .”””””””””””””””””””111111111111111

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s