O Natal na comunidade luso-descendente de Malaca

ST RajagopalNo Bairro Português de Malaca, onde residem os descendentes dos lusos do tempo de Afonso de Albuquerque, o Natal é celebrado com manifestações religiosas cristãs, uma vez que a comunidade pratica a religião cristã desde os tempos da original influência portuguesa. 

Para além disso o tempo do Natal reveste-se de grande alegria, traduzida nos enfeites colocados em todas as casas e ruas do Bairro, desde o início de dezembro, e na música, com os cânticos de Natal a passarem na rádio e a espalharem-se pelas casas. Centenas de pessoas visitam o bairro na época do Natal e fim de ano e todos os moradores são briosos em ter as suas casas e ruas bem decoradas, para celebrar o nascimento de Jesus e comemorar esta época festiva com as famílias, amigos e visitantes.

O tempo antes do Natal também é utilizado para a reforma e pintura das casas.  As donas de casa fazem doces tradicionais e sobremesas. Estes doces foram preservados ao longo dos séculos e são uma mistura de Malaio e Português, são chamados: “dodol”, “sesagon”, “wajek”. Estes três doces levam muitas horas a fazer e podem ser mantidos em bom estado até ao Ano Novo. Os ingredientes principais são o coco,  o arroz, o açúcar e a farinha de arroz. 

Com a colaboração de ST Rajagopal Thandonee, Ira Santa Maria e Rachel Santa Maria Chin (Malásia)
Anúncios

Sobre clube11raizes

Clube de Divulgação e Defesa do Património
Esta entrada foi publicada em Curiosidades, Intercâmbio Portugal - Malaca, Intercâmbios, Mais recente, Notícias com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a O Natal na comunidade luso-descendente de Malaca

  1. Associação Cultural Coração em Malaca - ONGD diz:

    O Clube Raízes sempre presente no coração de Malaca. Obrigada a todos e à sua coordenadora Professora Madalena Canas. Votos de um Feliz Ano Novo.
    Com gratidão e amizade

    Um caloroso abraço da Korsang di Melaka

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s