Uma Escola Viva

Um dia na Escola Sede

Mais uma vez os dias 30 e 31 de maio foram intensamente vividos na Escola E.B. 2, 3 Dr. Pedrosa Veríssimo, no Paião, com atividades preparadas para receber os alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do Agrupamento, que vieram passar “Um dia na Escola Sede”, e com um conjunto muito diversificado de atividades destinadas aos alunos do 2.º e 3.º ciclos.

DSC04817

Os vários departamentos, disciplinas, clubes, projetos, biblioteca escolar, salas de apoio e de multideficiência, SPO, ATL, etc., em coordenação com a Direção, prepararam muitas atividades, que motivaram os alunos a uma forte participação, mesmo quando algumas eram de caráter voluntário.

Imagem4

Os alunos do 1.º ciclo, guiados por colegas da Escola Sede e acompanhados pelos seus professores, participaram também ativamente nas atividades, desde provas desportivas a concursos, teatro, exposições, jogos diversos, ateliers ligados às artes, em que puderam criar, visitaram a Feira do Livro, etc. Depois almoçaram na cantina, juntamente com os alunos mais velhos, vivenciando um conjunto diversificado de experiências novas.

A participação do Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Nos dias 30 e 31 esteve aberta a toda a comunidade educativa uma exposição de brinquedos, “Brinquedos… com História”, em que foi possível apreciar uma grande quantidade e diversidade de brinquedos, muitos deles já com bastantes anos e que, certamente, fizeram parte do sonho e da aprendizagem de muitos de nós.

HPIM1732

A exposição contava, ainda, com uma parte de interatividade e de jogo, associando a aprendizagem ao fator lúdico, onde os alunos puderam participar ativamente e com a qual se mostraram bastante entusiasmados.

Imagem3No dia 30, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em colaboração com o Museu Municipal Santos Rocha, da Figueira da Foz, levou também a efeito uma exposição e palestra sobre armamento da 1.ª Guerra Mundial, destinada aos alunos do 6.º e 9.º anos. Os alunos mostraram-se satisfeitos e participativos e, no final, puderam manusear algumas das armas usadas na guerra de 1914-1918 pelos soldados portugueses que combateram em França.

Imagem2

De tarde, ainda no dia 30 de maio, realizaram-se as 1.ªs Olimpíadas da História, nas quais participaram 5 equipas do 5.º ano e 4 do 7.º ano, constituídas por 4 elementos por turma, selecionados pelos colegas.

Olimpíadas da História

A “luta foi renhida”, cada equipa defendendo a sua turma ao nível dos conhecimentos das disciplinas de História e de História e Geografia de Portugal.  No final saíram vencedoras as turmas A, do 5.º ano e C, do 7.º ano.

Imagem1

Parabéns à Escola Dr. Pedrosa Veríssimo e ao Agrupamento de Escolas do Paião por estes dois dias tão intensamente vividos!

Anúncios

Sobre clube11raizes

Clube de Divulgação e Defesa do Património
Esta entrada foi publicada em Escola, Mais recente, Notícias com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s