NATALIDADE E MORTALIDADE NA FREGUESIA DO PAIÃO NO ANO DE 1900

Imagem3

Numa primeira incursão pelos Registos Paroquiais do ano de 1900, último ano do século XIX, decidimos analisar os dados relativos à natalidade e à mortalidade verificadas na freguesia do Paião. Impõe-se, em primeiro lugar, referir que a composição desta freguesia era bem diferente da atual: para além dos lugares que hoje a compõem, já com a atual reorganização das freguesias, incluindo os lugares que faziam parte da freguesia da Borda do Campo, também pertenciam ao Paião os lugares da atual freguesia do Alqueidão e ainda alguns da Marinha das Ondas, como por exemplo as Matas e o Cipreste.

Procedemos à recolha de dados a partir dos Registos Paroquiais, ou seja, através dos assentos de batismo e de óbito efetuados pelos párocos, aquando da realização das respetivas cerimónias. Note-se que o Registo Civil só após o início da República se tornou obrigatório.

Da análise efetuada pudemos concluir, o que de resto já esperávamos, que era elevado o número de nascimentos, sobretudo quando comparado com os verificados nos dias de hoje, assim como o de mortes. Destacamos, principalmente, o elevado número relativo à mortalidade infantil que, felizmente, é hoje bem menor. Note-se que, na época, muitas crianças morriam de doenças várias, muitas vezes nos primeiros dias ou anos de vida, por falta de cuidados médicos convenientes, nomeadamente de medicamentos, entre eles as vacinas, fatores a que se juntavam, por vezes, as debilidades físicas por deficiente alimentação. No caso da freguesia do Paião, são indicadas como profissões maioritárias as de “trabalhador”, entenda-se, trabalhador rural, jornaleiro (a) e doméstica, o que nos faz supor que a maioria da população seria composta de pessoas de poucos recursos económicos. São também referidos vários casos como “proprietários”, fazendo-nos crer que sejam, estes, pessoas com mais recursos.

Imagem2

Juntamos duas tabelas que criámos com os dados recolhidos e que, de algum modo, comprovam o que atrás referimos. 

BAT

mmm

Os dados relativos aos nascimentos, e que foram recolhidos nos assentos de batismo, contêm apenas os nascidos no ano de 1900. É, no entanto, natural que possam ter existido algumas crianças (em 1900 batizaram-se 17 crianças nascidas em 1899) que, embora nascidas em 1900, tenham apenas sido batizadas no ano seguinte, ou seja, 1901.

Procedemos, ainda, a uma listagem dos nomes, quer femininos, quer masculinos, usados à época. Nas raparigas: Maria, Maria Jose, Rosa, Iria, Rosalina,  Maria da Conceição, Silvina, Anna, Laura, Maria da Luz, Carmina, Ermelinda, Albertina, Clementina, Lucinda, Virginia, Aida, Nazareth, Beatriz, Maria Augusta; Laurinda, Maria da Encarnação, Adelaide, Delfina, Alice, Amelia, etc. Nos rapazes: Jose, Jose Maria, Joaquim, Francisco, Domingos, Manoel, Herculano, Antonio, Manoel Maria, Elysio, Benjamim, Etelvino, Silverio, Carlos, Augusto; Amancio, Lino, Julio, Euclides, Raul, etc. Todos os nomes aparecem sem acentos.

Nota: Esta recolha foi elaborada pela professora Madalena Canas através dos Arquivos da Universidade de Coimbra, disponibilizados on-line, e que detêm a posse dos originais dos referidos Registos Paroquiais. De referir também que, à época, a freguesia do Paião pertencia ao arciprestado de Soure. Para manutenção do total anonimato, apesar dos mais de cem anos já passados, num dos documentos foi tapado o sobrenome de uma das pessoas nele referidas. 

Anúncios

Sobre clube11raizes

Clube de Divulgação e Defesa do Património
Esta entrada foi publicada em Curiosidades, Mais recente, Património, Património Local com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s