Menino Jesus Peregrino de Josefa de Óbidos no Museu de Arte Antiga

Menino Jesus Peregrino, da pintora Josefa de Óbidos, será exposto nas novas galerias de pintura e escultura que abrem no fim do ano.

jesusNascida em Sevilha em 1630, veio para Portugal, país de onde era natural seu pai, o pintor Baltazar Gomes Figueira, tendo sido conduzida para o noviciado em Coimbra onde executa a sua primeira obra de arte conhecida – a representação de Santa Catarina(1646).

Não se adaptando à realidade do convento, Josefa instala-se em Óbidos e inicia uma intensa atividade na área da pintura, primeiro colaborando com seu pai e, depois, autonomamente, granjeando bastante fama nacional e internacional.

Sendo uma rara exceção à regra, quebrou muitos dos cânones de uma sociedade predominantemente masculina, estabelecendo-se profissionalmente como pintora. Não sendo a única mulher praticando esta atividade, Josefa foi, contudo, um expoente, já que, de facto, a sua atitude perante a pintura não era a de uma mera curiosa ou artífice, mas sim de uma verdadeira artista, com capacidades criativas, um apurado sentido estético e um forte domínio técnico. (…)

Morreu em Óbidos, em 1684, com uma vasta obra produzida e espalhada pelo país e estrangeiro. Muitas das suas obras desapareceram com o tempo, com a mudança dos gostos artísticos e com o terramoto de 1755. Hoje a sua obra encontra-se dispersa em organismos do Estado (museus, embaixadas, etc.), em fundações, igrejas e em casas particuresla.  (texto retirado no Catálogo do Museu Municipal de Óbidos).

Veja aqui  o artigo sobre o Menino Jesus Peregrino publicado pelo Jornal Público, que apresenta um vídeo com a explicação do quadro.

Anúncios

Sobre clube11raizes

Clube de Divulgação e Defesa do Património
Esta entrada foi publicada em Curiosidades, Mais recente, Notícias, Património, Património Nacional com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s