Caminhando, à descoberta da Ciência e do Património

Caminhando

No dia 7 de maio, a partir das 14:30 teve lugar uma caminhada até aos campos de arroz do Alqueidão, nas margens dos rios Pranto e Mondego. Após a caminhada houve um lanche amavelmente oferecido pela professora Gabriela Pedrosa, ao qual se seguiu uma visita à fábrica quase centenária (foi fundada em 1920) Ernesto Morgado, em Barra.

DSC09718

Esta atividade, incluída no Plano de Atividades da Escola Dr. Pedrosa Veríssimo, foi realizada pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais e pelo Clube Raízes – Viagens pela História e pelo Património.

DSC09745

Propôs-se aos alunos, e professores, a observação de aspetos diversos do património natural e do património histórico, nomeadamente os campos, em período de preparação para a sementeira, as flores, as aves, o rio, a velha capela e a ponte romana que se encontram precisamente no meio dos arrozais. Na sequência das observações efetuadas era proposta aos alunos a resolução de alguns exercícios e a resposta a algumas questões, envolvendo as disciplinas de Matemática, Ciências Naturais e Fisíco-Química, do 2.º e 3.º ciclos.

DSC00880[1]

A visita à fábrica Ernesto Morgado permitiu conhecer todo o processo pelo qual passa o arroz desde que ali entra, vindo dos campos ou das eiras, até chegar aos circuitos comerciais. Foi apresentado um pequeno filme sobre a história desta empresa, iniciada em 1920, bem como sobre o próprio arroz. Seguiu-se a visita aos diversos setores da fábrica, para a qual todos vestiram uma “farda” adequada. Os alunos ficaram maravilhados com tanta maquinaria e com as salas de investigação e controlo de qualidade. No final, em gesto bastante simpático da empresa, todos foram agraciados com um belo arroz doce e com uma lembrança.

DSC09773

Aprendemos neste dia como é importante o arroz na vida da nossa região e o que a natureza nos permite de conhecimento, ciência e beleza. Foi, sem dúvida, uma bela tarde de aprendizagem, associada ao exercício físico da caminhada e à vivência dos valores da responsabilidade, do respeito pelo património e da partilha.

DSC09811

O departamento de Matemática e Ciências Experimentais e o Clube Raízes – Viagens pela História e pelo Património agradecem à Direção da Escola, à Junta de Freguesia do Alqueidão e à Fábrica Ernesto Morgado, que colaboraram e facilitaram a realização desta atividade, proporcionando a todos uma tarde bastante agradável e  de grande aprendizagem.

Clique aqui para ver o roteiro e as opiniões dos alunos sobre esta atividade.

Anúncios

Sobre clube11raizes

Clube de Divulgação e Defesa do Património
Esta entrada foi publicada em Mais recente, Notícias, Património, Património Local com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s